Esfacelamento da saúde mental no Jabaquara

No fim do mês de junho o Fórum Popular de Saúde denunciou o esfacelamento da saúde mental no bairro do Jabaquara. Um bairro com mais de 500 mil pessoas, com mais de dez unidades básicas de saúde e com apenas dois psiquiatras atendendo a rede básica. O absurdo é tão grande, que o tema despertou muitos usuários e trabalhadores, que defendem a saúde pública e não se contentam com promessas vazias.

O Fórum Popular com sua ousadia tem despertado atenção da cúpula da secretaria municipal de saúde. Desta vez, além de perseguir nosso trabalho, mandou a máxima representante na região para comparecer a nossa reunião, Dra Ada.

Aproveitando a presença dela, cobramos respostas sobre as reivindicações da saúde mental. Como esperado, ela ficou se defendendo, contando realizações como a criação de AMA, inclusive em terreno onde já existia Unidade Básica. Falou da dificuldade de contratar neste período eleitoral e que três médicos psiquiatras pediram aposentadoria. Segunda Dra Ada, os médicos clínicos dos postos de saúde podem atender mais saúde mental e podem se responsabilizar mais. Para ela os médicos fazem corpo mole.

Obviamente, todos na reunião protestaram contra esta argumentação. Primeiro porque demonstrou a falta de respeito com os profissionais de saúde, falta de planejamento da prefeitura e despreparo técnico dela. Afinal, aposentadoria é algo que pode ser previsto, assim como a recomposição das equipes com concurso público. O que não pode acontecer é jogar a culpa de uma má gestão para os trabalhadores. Nesse sentido, muitos exemplos foram citados pelos próprios usuários ali presentes.

De lá pra cá nada mudou. Agora convocamos novamente trabalhadores e usuários porque nossa paciência com tanta descaso acabou!

Dessa vez vamos deixar claro que só trabalhadores e usuários estão convidados. Ou seja, gerentes, supervisores, coordenadores, entre outros gestores, não estão convidados. Basta de demissões!

Fonte: Fórum Popular de Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s