Mobilização no Passeio Público marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Fortaleza

Para comemorar o Dia Nacional da luta Antimanicomial, celebrado no último sábado, 18, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), por meio da Rede de Atenção em Saúde Mental, ofereceu na manhã de sexta-feira, 17, no Passeio Público, no centro de Fortaleza, programação artística e cultural com a participação de trabalhadores, pacientes da rede de saúde mental e seus familiares, além da sociedade civil. As atividades ocorreram das 9h às 13h, abertas ao público em geral.

O encontro celebrou a conquista do “Bloco Doido é Tu”, como campeão do carnaval 2013; e contou com a apresentação da orquestra de vidros mágicos, recital de poesias, dança, música, entre outras atrações.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial representa a luta de superação dos manicômios, da exclusão social e das formas de violação de direitos das pessoas acometidas por transtornos mentais e que fazem uso problemático de álcool, crack e outras drogas.

Com a implementação da Lei 10.216, em abril de 2001, foram alcançadas conquistas articuladas pelo Movimento da Reforma Psiquiatra Brasileira. Entretanto, ainda há muito a ser utilizado no cotidiano das práticas na assistência em saúde mental, como o cuidado na perspectiva da autonomia e cidadania do sujeito, garantindo assim práticas antimanicomiais em serviços abertos e comunitário.

Segundo a coordenadora executiva da Célula de Atenção à Saúde Mental da SMS, Natália Rios, esse é um dia especial na luta em defesa dos direitos das pessoas com sofrimentos decorrentes de transtornos mentais e/ou que fazem uso problemático de substâncias psicoativas.

Fonte: O povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s