CONVOCAÇÃO URGENTE A TODOS OS MILITANTES DA LUTA ANTIMANICOMIAL!

O governo de Estado de São Paulo, amanhã às 10:30 horas (do dia 10 de abril de 2012), aumentará em 40 ou 70 o número de leitos do Hospital Psiquiátrico Lacan destinando esses leitos a internações de gestantes usuárias de alcool ou outras drogas. Esta atitude é um ataque à legislação vigente., às conferências de Saúde e Saúde Mental Intersetorial (2011 e 2010), contraria decisão do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo que em reunião decidiu por ampla maioria de votos retirar do Plano Estadual de Saúde (2012-2015) a proposta da Secretaria de Estado da Saúde de criar mais leitos psiquiátricos no estado de São Paulo. Essa decisão também foi tomada sem ser consultado o Conselho Municipal de Saúde de São Bernado do Campo ou a Secretaria Muinicipal de Saúde de São Bernado do Campo.

Convocamos todos os militantes da Luta Antimanicomial a estarem presentes e se manifestarem contra mais esse ataque às conquistas da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial às 10:30 horas (terça 10/04/2012) na frente do Hosp. Psiquiátrico Lacan na Avenida José Odorizzi, 620 em São Bernardo do Campo – SP.

Não podemos permitir que o governo do Estado de São Paulo continue investindo e financiando sistematicamente em serviços e políticas públicas de saúde mental que geram exclusão, segregação, dor e sofrimento à população que deles necessitam. O mesmo governo se reveste de atitudes autoritárias, repressoras e violentas contra a população, promovendo a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais através de um grande projeto de higienização social e encarceramento em massa do povo oprimido, tudo isso em nome dos interesses como os da especulação imobiliária e dos grandes eventos como a Copa do Mundo. Episódios como os ataques covardes aos alunos da USP, expulsão de mais de 3000 famílias do Pinheirinho em São José dos Campos, a realização de ações truculentas com pessoas no bairro da Luz, conhecido hoje como “cracolândia” com o objetivo de garantir o projeto higienista da “NOVA LUZ” em São Paulo, tentativas de privatizar e fechar o Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAISM) Água Funda e a pretensão de reabrir leitos em Hospitais Psiquiátricos em diversos localidades, são as marcas desse governo repressor e violento contra o cidadão do estado de São Paulo. Agora esse governo estadual amplia mais um espaço de segregação o Hospital Psiquiátrico Lacan!

Por um tratamento sem Segregação! Por uma rede de atenção em saúde mental inclusiva!

Saúde não se vende! Loucura não se prende! Quem ta doente é o sistema social!

Deixe um comentário